Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
BARRO PRETO: FESTA DO BOM JESUS DA JUSSARA ACONTECE HOJE!
06/08/2020 06:24 em MUNICÍPIOS

Causa certa angústia existencial ver uma coisa tão mundana quanto a pandemia de um vírus afetar drasticamente tradições centenárias e sagradas para muitos povos. Quem aí não ficou impactado com as imagens do Papa Francisco celebrando sozinho a missa em frente à Basílica de São Pedro, diante de um Vaticano completamente vazio? Ou mesmo ver a esplanada do Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus da Lapa também vazia?

Aqui em Barro Preto, é inimaginável ver a festa da Lapinha na região da Jussara, sem o “vuco vuco” das pessoas, subindo e descendo em carrocerias de caminhões, chegando montado em animais, bicicletas, motos, carros levando e trazendo pessoas. Muitas dessas chegam sempre após a festa religiosa e querem mesmo é curtir o mini trio, banda, som, bebida e muita azaração.

Festa da Lapinha em anos anteiores

Hoje era pra ser dia de união, adoração, ao Bom Jesus da Jussara, além da fé e devoção, o lado profano se tornou tradição e envolve muita música, comilança e aglomeração - tudo que uma boa festa possui - na comunidade da Jussara, no município de Barro Preto.

Esse ano não vai passar em branco, claro, mas tudo será diferente das outras edições. Isso porque a pandemia do coronavírus impede que uma das festas religiosas mais tradicionais da região, proporcione a união e harmonia da comunidade barropretense e de todo um povo.

As comemorações em louvor ao Bom Jesus da Jussara, se inciaram no último dia 28 de julho na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição em Barro Preto e hoje dia da festa do Bom Jesus a celebração acontece às 10h na Fazenda Jussara. Infelizmente, a Barro Preto FM, não irá transmitir a missa festiva, por falta de internet na velocidade necessária na região da Jussara.

COMENTÁRIOS