Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
"BARRO PRETENSE" É AGRACIADO COM TÍTULO DE CIDADÃO VALENCIANO
22/07/2020 22:08 em MUNICÍPIOS

O cantor, compositor, poeta, forrozeiro, musicista e produtor cultural, Edmundo Getúlio de Oliveira, carinhosamente chamado de “Edmundo Escopeta” foi agraciado na última segunda-feira (20), com o Título de Cidadão Valenciano. Os vereadores enalteceram o brilhante trabalho desenvolvido por Edmundo em prol do cresciemento cultural da cidade. A comenda foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, em sessão remota, fato acontecido no dia 23 de junho/2020 realizada pela Câmara Municipal e publicada por meio de decreto legislativo.

O Músico

A música corre nas veias de Escopeta, desde sua adolescência na cidade de Barro Preto/Ba., de origem pobre, começou a apresentar-se com bandas amadoras, na juventude “pegou a estrada”, em busca de realizar seu sonho em ser músico e nessas idas e vindas, viajava por pequenas cidades onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar alguns instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical. No início dos anos 80 foi morar em Valença, onde por muitos anos comandou a Banda Mach Five e levou o nome da cidade de Valença aos quatro cantos da Bahia. Nos anos 90, Edmundo Escopeta, à frente da Banda Mach Five, foi escolhida a melhor do carnaval de Salvador.

Barro Pretense adotivo

Edmundo Oliveira se declara um legitimo barro pretense, mas, na verdade nasceu na cidade de Ibicuí, pois, seus pais fugiram à época, de Barro Preto para Ibicuí, onde viverem à sua história de amor e lá Edmundo nasceu, só retornando à Barro Preto 20 dias após o seu nascimento, entre todos os irmãos, Edmundo Escopeta é o único não nascido em Barro Preto.

 

Edmundo Oliveira além de realizar vários projetos culturais em Valença e região, travou uma verdadeira batalha para que retornasse a famosa micareta de Valença, que, não fosse à pandemia, teria sido realizada no último mês de maio/2020. 

Por conta da pandemia pelo covid-19, não houve cerimônia de entrega do título de cidadão valenciano, o mesmo foi entregue pelos vereadores na residência de Edmundo Oliveira.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!