A Secretaria de Segurança da Bahia, através da Delegacia de Polícia Territorial (DT), de Ipiaú, com apoio de equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), realizam a operação denominada “Hemes”, que cumpriu mandados de busca e apreensão em um posto de gasolina e no prédio onde funciona a secretaria da Câmara de Vereadores, da cidade de Ipiaú.
O objetivo é a investigação de uma denúncia do Tribunal de Contas do Município (TCM), sobre irregularidades nos contratos de fornecimento de combustíveis para dois carros oficiais da casa legislativa. Segundo titular da unidade, delegado Rodrigo Fernando, os veículos percorreram o equivalente a 91.758 km, no período de um ano.
Conforme o delegado, os equipamentos que medem a distância percorrida pelos carros também foram verificados. “Encontramos divergências no registro dos odômetros dos dois veículos, além de erros relevantes, que chamam atenção, sobre quilometragem e percursos informados”, afirma.
Durante a operação também foi cumprido mandado de busca e apreensão em empresas no município de Jitaúna. “Foram encontradas divergências nos dois estabelecimentos comerciais, que registraram o mesmo endereço em um processo de dispensa de licitação, para contratação de serviço de digitalização de documentos. No local constatamos que se trata de uma localização residencial”, explica.
As investigações seguem sendo realizadas, onde a Polícia Civil está checando e confrontando dados, esse confronto é importante para verificar as divergências apontadas, a polícia informou também que em todos os meses de processos de pagamentos de combustível analisados, há divergências encontradas no registro de odômetro (que mede a distância) dos dois veículos, "além de erros relevantes que chamam atenção sobre quilometragem e percursos informados, como por exemplo ter rodado 896 km em algumas viagens cujo roteiro foi Ipiaú/Córrego de Pedras/Ipiaú, onde o percurso real é de 52 km".