Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
BARRO PRETO: PREFEITURA REALIZA GRANDE EVENTO EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL
29/11/2021 20:51 em MUNICÍPIOS

Que prevenção é importante todos já sabem, porém nunca é demais relembrar. O Novembro Azul assim é chamado, e chama atenção por azular a cidade e locais públicos justamente para lembrar a importância do homem cuidar da saúde e colocar o pré-conceito de lado.

Para isso a Prefeitura Municipal de Barro preto, tem realizado ao longo do mês várias ações em suas secretarias municipais para lembrar aos homens, jovens ou idosos do cuidado contra o câncer de próstata e outras doenças.

O evento do novembro azul, mês de comemoração a prevenção contra câncer em homens, foi uma ação realizada pela Secretaria da Saúde em parceria com a Assistência Social, teve palestras ministradas pelo Dr. Isacc e a Psicóloga Thais, no Centro de Referência da Assistência Social, dia 25 de novembro, nesta última quinta-feira à tarde.

O Dr. Isacc ressaltou sintomas do câncer de Próstata e a gravidade de quem não se cuida, bem como a importância de está atento aos menores sinais no corpo para que haja a cura do câncer, além de chamar atenção sobre cuidados com hipertensão, diabete e maus hábitos de cigarro, álcool e alimentação inadequada, para a manutenção da saúde, principalmente quem já convive com doenças como essas e aconselhou: “Conhecendo a doença é mais fácil de lidar com suas limitações, sendo possível prolongar sua própria vida.”

A Psicóloga Thais chamou atenção para a dificuldade que os homens tem em falar do assunto e procurar ajuda. E do quanto são presos a ideias de que virilidade é ser forte o bastante e não cuidar da saúde. Assim advertiu que é preciso vencer pré-conceitos e cuidar da saúde.

A equipe de saúde do município ofereceu também no final do evento os seguintes serviços:

  • Aferição de pressão arterial
  •       Glicemia capilar
  •       Testes rápido: HIV/ Hepatites B e C e Sífilis
  •       Agendamento de ultrassonografia de próstata

A Secretária de Saúde falou da importância dos homens se cuidarem: “Em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela. Todos os anos, a campanha tem levado informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário. Assim, a ideia é dar continuidade nos trabalhos e projetos de prevenção, conscientização e informação sobre a doença.” Disse a Secretária que também ficou feliz e surpresa com a quantidade de homens presentes na palestra.

“Cuidar da saúde de modo geral não é motivo de vergonha! Todos precisam estar atentos ao seu corpo e prevenir todas as doenças. Vencer o preconceito é prolongar a vida com mais energia e vitalidade.” Disse o Prefeito Juraci Dias, que também anunciou a realização de exames de ultrassom no mês que vem e que está à procura de médico urologista para fazer atendimento em nosso município em 2022.

COMENTÁRIOS