Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MERCADO MUNICIPAL DE BARRO PRETO SERÁ REINAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA.
09/06/2020 05:29 em POLÍTICA

O Mercado Municipal de Barro Preto(BA), considerado um monumento histórico do município, está pronto para abrir as portas à população novamente. A reinauguração será na próxima sexta-feira (12) às 10h com a participação de autoridades municipais, obedecendo o distanciamento e uso de máscara, os boxes devem voltar a funcionar já na próxima semana, cumprindo o decreto municipal sobre o isolamento social. O espaço restaurado vai abrigar lojas, bares, comércio de produtos locais, lanchonetes, salão de beleza, beneficiando toda a população e atraindo visitantes.

              Mercado Municipal de Barro Preto totalmente revitalizado.

 

O prédio do Mercado Municipal é um rico exemplar da arquitetura da década de 60, tendo sido construído e inaugurado na gestão do então prefeito Cherubim de Oliveira(in memorian), em 1969. Na época, o local abrigava atividades que garantiam o sustento de diversas famílias e contribuiu para o crescimento urbano da cidade de Barro Preto.

         Mercado Municipal nos anos 70.

 

 

As obras de restauração de todo o espaço duraram cerca de 24 meses e custaram aproximadamente R$ 750mil, provenientes de verba estadual, conquistada pela Prefeitura de Barro Preto e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). Parte dos recursos financeiros para a execução da obra foram garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado Joseildo Ramos (PT).

O prédio público teve toda a fiação e rede de água e esgoto substituídas. Além disso, houve a revitalização de todos os boxes existentes e a construção de outros 20, total modificação dos banheiros masculino e feminino, com acessibilidade para deficientes e idosos, reforma dos boxes externos, nova iluminação, aplicação de massa corrida nas paredes, instalação de pias e portas novas e a troca total da cobertura interna e externa. Na parte interna foi realizada a sinalização, instalados extintores contra incêndio e criada nas paredes diversas pinturas dando um toque mais que especial. Na parte externa foi instalado um corrimão de proteção em todo o corredor em volta do mercado.

        Pinturas alusivas, dão toque especial ao Novo Mercado Municipal.

Ao investir na reforma e revitalização do Mercado Municipal, a prefeitura promove a valorização desse patrimônio histórico e incentiva, ainda mais, o comércio em Barro Preto.

Desde que foi inaugurado há cerca de 52 anos, o Mercado Municipal de Barro Preto, passou por apenas uma reforma quando instalou as bancadas dos açougues, no governo do prefeito Fábio Pitanga(in memorian), através de uma parceira do governo do estado e à associação de moradores do Bairro Luiz Borel e no governo de Adriano Clementino com o uma pintura geral e pequenos reparos no banheiro e telhado.

Novos boxes internos e lojas externas.

 

Segundo a prefeita de Barro Preto, Ana Paula, “após 52 anos de construído dessa vez o Mercado Municipal recebe uma grandiosa e merecida reforma, logo que for entregue de volta à comunidade, se tornará com certeza, a grande atração comercial. Esta intervenção é de uma importância muito grande para a população porque trata-se do nosso maior patrimônio e cartão-postal da cidade. Muitos encontros, ações e atividades são realizados lá. Reforma desse porte nunca tinha acontecido, reinaugurar e entregar a população mais uma obra tem um significado muito especial, na gestão de Ana Paula e do vice Mariano Macêdo não terá elefante branco, obra iniciada eu entrego!”, afirmou.

Por conta da pandemia pelo covid-19 e respeitando as determinações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, para que não haja aglomeração, todo ato de inauguração terá cobertura exclusiva pela BARRO PRETO FM (www.barropretofm.com) e páginas da Prefeitura de Barro Preto nas redes sociais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!