MERCADO MUNICIPAL DE BARRO PRETO SERÁ REINAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA.
09/06/2020 05:29 em POLÍTICA

O Mercado Municipal de Barro Preto(BA), considerado um monumento histórico do município, está pronto para abrir as portas à população novamente. A reinauguração será na próxima sexta-feira (12) às 10h com a participação de autoridades municipais, obedecendo o distanciamento e uso de máscara, os boxes devem voltar a funcionar já na próxima semana, cumprindo o decreto municipal sobre o isolamento social. O espaço restaurado vai abrigar lojas, bares, comércio de produtos locais, lanchonetes, salão de beleza, beneficiando toda a população e atraindo visitantes.

              Mercado Municipal de Barro Preto totalmente revitalizado.

 

O prédio do Mercado Municipal é um rico exemplar da arquitetura da década de 60, tendo sido construído e inaugurado na gestão do então prefeito Cherubim de Oliveira(in memorian), em 1969. Na época, o local abrigava atividades que garantiam o sustento de diversas famílias e contribuiu para o crescimento urbano da cidade de Barro Preto.

         Mercado Municipal nos anos 70.

 

 

As obras de restauração de todo o espaço duraram cerca de 24 meses e custaram aproximadamente R$ 750mil, provenientes de verba estadual, conquistada pela Prefeitura de Barro Preto e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). Parte dos recursos financeiros para a execução da obra foram garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado Joseildo Ramos (PT).

O prédio público teve toda a fiação e rede de água e esgoto substituídas. Além disso, houve a revitalização de todos os boxes existentes e a construção de outros 20, total modificação dos banheiros masculino e feminino, com acessibilidade para deficientes e idosos, reforma dos boxes externos, nova iluminação, aplicação de massa corrida nas paredes, instalação de pias e portas novas e a troca total da cobertura interna e externa. Na parte interna foi realizada a sinalização, instalados extintores contra incêndio e criada nas paredes diversas pinturas dando um toque mais que especial. Na parte externa foi instalado um corrimão de proteção em todo o corredor em volta do mercado.